O ASA a um passo da Copa do Brasil de 2015
No mês de Abril deste ano, após o término dos campeonatos estaduais, fizemos uma simulação do ranking nacional de clubes, em conformidade com os critérios da CBF, na qual o ASA aparecia na 31ª posição. Naquela oportunidade as competições nacionais ainda não tinham iniciado.
Refizemos os cálculos agora, incluindo algumas competições disputadas neste ano de 2014: as Séries C e D do Brasileirão e a Copa do Brasil, obviamente sem considerar as pontuações dos clubes finalistas dos mencionados certames ainda em disputa.
Nesse novo cálculo não inserimos também a pontuação das Séries A e B deste ano, por também estarem inconclusas, contudo, já é possível anteciparmos que, o ASA gigante disputará a Copa do Brasil de 2015 se o São Paulo OU o Corinthians participarem da próxima Copa Libertadores.
Como é sabido, dez clubes disputam a Copa do Brasil pelo Ranking Nacional da CBF, caso não tenham conseguido a sua classificação pelos campeonatos estaduais OU como participantes da Copa Libertadores da América. Nesse sentido, as equipes a seguir estão à frente do ASA na fila desse acesso. São elas:
- Corinthians
- Botafogo/RJ
- São Paulo
- Ponte Preta
- Portuguesa
- ABC
- Avaí
- Criciúma
- Bragantino
- Paraná
- ASA
Clube que poderia alcançar o ASA por estar na Série B
Santa Cruz – Precisaria terminar a Série B em 3° lugar para superar a pontuação do ASA no ranking. Ocupa atualmente a 7ª colocação (com 52 pontos ganhos). O Vasco da Gama é o 3° lugar com 59 pontos ganhos.
Os clubes, logo abaixo do ASA nesse ranking provisório, mesmo ainda faltando computar a pontuação da Série B de 2014, não ameaçam a posição do alvinegro no ranking matematicamente (casos do Boa Esporte, Vila Nova, Oeste e Icasa) ou por já estarem na Copa do Brasil via campeonatos estaduais (casos de América/MG, Joinville, Sampaio Correia e Chapecoense).
Graças ao rebaixamento alvinegro para a Série C, em 2013, o clube deverá perder cinco posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF este ano, caindo do 31° para o 36° lugar. Deverá ser superado por: América/MG, Bragantino, Paraná, Joinville e Chapecoense. O CRB deverá cair três posições. Do 49° para o 52° lugar.
O ranking alagoano em 2014 deverá ser o seguinte:
1°) ASA (36° nacional com 3.870 pontos);
2°) CRB (52° nacional com 2.792 pontos);
3°) Santa Rita (69° nacional com 1.000 pontos);
4°) CSA (78° nacional com 686 pontos);
5°) Coruripe (104° nacional com 454 pontos);
6°) Murici (217° nacional com 50 pontos) e
7°) Corinthians (224° nacional com 25 pontos).
O alvinegro arapiraquense vem de uma sequência de cinco anos ininterruptos na Copa do Brasil – de 2009 a 2013. Antes tinha disputado as edições de 2001, 2002, 2004 e 2006, ou seja, o ASA em 2015 estará disputando pela décima vez essa competição.
Que a nova diretoria consiga formar um grande time para conquistar o título estadual; o acesso à Série B e realizar uma grande campanha na Copa do Brasil da próxima temporada e, dessa forma, o ASA gigante continuar trilhando o caminho das conquistas, como aprendeu a fazê-lo, após o ano de 2000.
Vamos à luta, alvinegros!